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CURSO DE ENGENHARIA DE ÁUDIO E PRODUÇÃO MÚSICAL

DURAÇÃO 12 meses
AULAS SEMANAIS DE 3 HORAS DE DURAÇÃO.
LOCAL ESTÚDIO DIPBR - Maringá PR.

INDICADO PARA
Técnicos ou futuros técnicos de som (estúdio ou ao vivo), produtores musicais, publicitários, músicos e Dj's.

MINISTRADO POR

Emmanuel Tavares 
Produtor e Engenheiro de som, formado pela Berklee College of Music, Boston - EUA.

Dudu Sampaio 
Produtor Musical, Arranjador e Músico, formado em música pelo Souza Lima College of Music Berklee (São Paulo - SP).

Carlos Augusto Tamanini 
Arquiteto, doutor em acústica, um dos responsáveis pelo tratamento acústico do estúdio DIPBR e professor da UEM.

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O CURSO

Não existe no mercado brasileiro um curso com ênfase em áudio e produção musical tão completo como o do estúdio DIPBR. O grande diferencial é que nesse curso você terá 2 visões no campo da produção musical:
  1. A visão de um engenheiro de áudio com formação em produção musical.
  2. A visão de um produtor musical com formação musical (arranjador).
São os dois lados da moeda que devem ser somados para entendermos melhor como funciona de verdade a arte da engenharia de áudio e produção musical. Além disso, o curso é ministrado dentro de uns dos maiores estúdios do sul do Brasil dando a oportunidade para o aluno aprender em um ambiente adequado com a acústica correta e uma diversidade de equipamentos do mercado fonográfico.

Durante o período de um ano o aluno se aprofundará muito além da operação e funcionamento básico de equipamentos e entenderá a arte da Produção Musical. O curso abrange a física do som, como obter a melhor performance dos músicos, acústica, instrumentação, equipamentos de gravação, configurações de estúdio, MIDI, técnicas de microfonação, Mixagem, Masterização e muito mais.
Todas as aulas serão ministradas dentro do estúdio dando assim ao aluno a oportunidade de aprender em um local com a acústica adequada e equipamentos do mercado musical.

O foco principal do curso é a engenharia de áudio (todas as funções e técnicas de um engenheiro de áudio) e produção musical (Todos os papéis do produtor), porém o curso não deixou de lado a importância de um bom entendimento sobre acústica.
Umas das atividades que o curso proporcionara, será a produção musical de uma música inédita, trabalhando nela todas as etapas (pré-produção, gravação, mixagem e masterização) dificuldades e experiências de uma produção musical tanto no papel de produtor quanto no de engenheiro de áudio.

Grade do Curso


MÓDULO 01: FUNDAMENTOS DE ÁUDIO, ACÚSTICA E PERCEPÇÃO
(Modulo teórico com duração de 3 meses, toda a base teórica do curso está concentrada neste 1º modulo)

PRINCÍPIOS DE ÁUDIO E ACÚSTICA
  1. O que é som e como se propaga.
  2. Características de uma onda sonora (amplitude, wavelenght)
  3. Sons simples e complexos
  4. Espectro de som repetitivo e não repetitivo
  5. Phase
  6. Som em forma elétrica
  7. Decibel
  8. Potencia do som e pressão sonora
  9. Campo reverberante
  10. Onda estacionaria
PERCEPÇÃO
  1. Mecanismo humano de audição
  2. Frequência e percepção
  3. Percepção de volume
  4. Fletcher & Munson - implicações praticas
  5. Masking
  6. Percepção direcional
  7. Efeito precedente
  8. Implicações para reprodução em estéreo
O PROCESSO DE GRAVAÇÃO (ANALÓGICO E DIGITAL)
  1. Breve história fonográfica.
  2. Transição (de acústico para elétrico)
  3. Gravação e reprodução analógica
  4. TAPE velocidade, estrutura e suas implicações.
  5. Gravação digital
  6. Conversão digital A/D
  7. Sampling rate
  8. Teorema de Nyquist
  9. Anti-aliasing
  10. Quantising e Coding
  11. Espaço em disco
  12. Reprodução digital
  13. Conversão D/A
O ESTÚDIO DA MODERNIDADE (VISÃO DE UM TÍPICO ESTÚDIO DE GRAVAÇÃO)
  1. Fonte de gravação
  2. Necessidade de um transdutor mecânico, magnético ou elétrico
  3. Microfones (tipos e funcionamento)
  4. Polar patterns
  5. Direct injection (DI BOX)
  6. Pickups
  7. Mic Preamp
  8. Consoles de gravação
  9. Periféricos de processamento (outboard) Compressor, gate, EQ...
  10. Gravadores multitrack
  11. Amplificadores (monitores e headphones)
  12. Monitores (tipos e funcionamento)
  13. DAW digital áudio Workstation.
FLUXO DE ÁUDIO - BLOCK DIAGRAM (BÁSICOS)
  1. Diagrama de blocos.
  2. Representação generalizada
  3. Representação complexa
  4. Outras finalidades
  5. Símbolos em um diagrama de blocos
  6. Diferenciando Signal e Control path
  7. Flow Chart
  8. Simbolos de resentação de Switcher, PAN POT, preamp, etc...
  9. Diferença entre ganho passivo e ativo
  10. PAN POT (PAN Law - normas de um potenciômetro panorâmico)
  11. Patchbay - apresentação e representação gráfica
  12. Tipos de conexões e sua representação gráfica
  13. Mic e Line inputs
  14. Fluxo de áudio na pratica
SIGNAL FLOW - FLUXO DE ÁUDIO (AVANÇADO)
  1. Arquitetura de um Mixer (in-line, split e mix to pix)
  2. I/O module
  3. Sessão de input, output, monitor path, EQ, BUS assignment, AUX
  4. Especificações de um mixer
  5. Channel path
  6. Monitor path
  7. Mixflow
  8. Master section de um console
  9. Slatting
  10. Òscilador ou gerador de sinal
  11. Fluxo de um console (analise)
  12. Diferenças entre pré ou post fader
  13. Arquitetura de um Mixer
  14. Patch Point (pontos de conexões)
MIDI
  1. O que é MIDI
  2. Princípios de um sistema simples
  3. Interconexões básicas
  4. Canais MIDI
  5. Formato de mensagem
  6. Comparando Sistema de Mensagem e Canais
  7. Sistema Exclusivo
  8. Configuração de um sistema
  9. MIDI termos e definições
PRINCÍPIOS DE PRODUÇÃO
  1. Contato com o artista
  2. Analise de material
  3. Identidade artística
  4. Concepção do disco
  5. Orçamentos
  6. Equipe
  7. Captando recursos financeiros
  8. Escolhendo o material a ser gravado
  9. Planejando o projeto
  10. Contratos e documentações
  11. Se preparando para sessão de gravação
MÓDULO 02: PRÉ - PRODUÇÃO
(1º modulo prático do curso com duração de 2 meses)
  1. Técnicas de produção MIDI
  2. O papel do Produtor durante a pré - produção
  3. O papel do Engenheiro de Som durante a pré - produção
MÓDULO 03: PRODUÇÃO
Duração de 3 meses, nesse modulo está concentrado todo o processo prático da captação do áudio.
  1. Técnicas de engenharia de gravação
  2. O papel do engenheiro na gravação
  3. Técnicas de microfonação mono
  4. Técnicas de microfonação estéreo (x/y, spaced pair, Blumlein Pair Array)
  5. O papel do Produtor durante a gravação
  6. Conseguindo a melhor performance
  7. Técnicas de edição
MÓDULO 04: PÓS- PRODUÇÃO
Duração de 4 meses, todos os segredos da mixagem e masterização além do conhecimento sobre leis de incentivo estão nesse modulo que com certeza é o mais aguardado do curso.

MIXAGEM
  1. Oganizando os tracks (fluxo de trabalho)
  2. Group bussing
  3. Rounting
  4. Frequency analizing
  5. Analisando referencias
  6. Rough mix
  7. Cancelamento de fase e suas implicações
  8. EQ
  9. Compressão
  10. Parallel compression
  11. Channel Compression
  12. Bus Compression
  13. Tonando uma mixagem wider & deeper
  14. Psicoacustica na pratica
  15. Timing DSP (reverbs, delays, chorus,flangers...)
  16. Summing / bouncing
  17. Etc...
MASTERIZAÇÃO
  1. Analisando e organizando
  2. Criando um fluxo de trabalho
  3. EQ corrections
  4. Manual Compression (compressão manual)
  5. Peak leveling
  6. Transients
  7. Multiband compression
  8. Harmonic enhancement
  9. Limiting
  10. Respeitando a dinâmica musical
  11. CD montage
  12. Transitions
  13. Redbook Standards (e outros)
  14. ISRC
  15. Leis de incentivo cultural
  16. Contratos de gravação
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